quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O APRENDIZADO

         O APRENDIZADO EM PRIMEIRO LUGAR
Saber formar cidadão é um tema ou uma conquista?

            A tarefa de um professor não é meramente ensinar mais sim, preparar o individuo. Formando cidadãos, éticos, solidários e seres sociáveis para conviver em sociedade.
           Quando se fala em educação, fala-se em vida. E vida a qual nos referimos não é o simples fato de se mover, andar, comer e trabalhar, todavia, é sermos valorizados como homem e como pessoa, no respeito aos nossos sentimentos, direitos civis e jurídicos para preservação de nossa dignidade.
Educar não se resume apenas num processo profissional como outro qualquer com suas impassividades; mas deve trilhar caminhos que de uma forma ou de outra, leve o educando a pensar sozinho e impulsioná-lo ao interminável desejo de reconstruir seus próprios conceitos, se assim necessário, para o restabelecimento de sua liberdade como via segura para autoafirmação social, fazendo a sua própria história e decidindo sobre o seu futuro. Este é sem dúvidas o nível desejado para uma educação moderna.
O nosso professor, diante desta realidade, jamais poderá cruzar os braços e ver tudo acontecer sem se preocupar em buscar recursos para se adaptar aos atuais paradigmas de ensino que irão ajudar o aluno a atingir este importante patamar que lhe assegurará melhor condição humana dentro do largo contexto social.
O conhecimento que deve ser repassado ao aluno, em função da sua necessidade, não pode ser apenas o dos critérios matemáticos, históricos ou geográficos. Prepará-lo para a vida; essa sim, é uma educação que enfrenta o desafio de mostrar o mundo como ele realmente é, examinado em todos os seus pontos, parâmetros e exibido de maneira transparente, sem toldar crises e conflitos. 
Concluindo é preciso entender o mundo e suas transformações para que possamos ser verdadeiros educadores, e pensar no outro que é o aluno, que é o nosso futuro amanhã.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Líder Sindical Critica Ministro


Uma Líder Sindical criticou o Ministro da Educação Fernando Haddad. Dizendo que ele deveria se preocupar com a qualidade do ensino no Brasil, e não interferir na luta da educação de Minas Gerais. Dias depois o Ministro em entrevista em jornais escritos, disse que estava propenso a aumentar os dias letivos anuais para 220. Justificou que assim o aluno iria aprender mais.
                                                                                                                                                                                                        
                                      Ministro da Educação Fernando Haddad