quinta-feira, 3 de maio de 2012

Quer Saber?

Dicas de Português

O agrônomo Marcelo Okayama colhe 2 mil dúzias de copos de leite por semana em Planaltina", escrevemos na capa. Ops! Olha a confusão. A reforma ortográfica cassou o hífen de palavras compostas por três vocábulos ou mais ligados por preposição, conjunção, pronome. É o caso de pé de moleque, tomara que caia, mão de obra. Mas manteve o tracinho nos nomes que designam seres dos reinos animal e vegetal. João-de-barro, cana-de-açúcar, pimenta-do-reino servem de exemplo. E copo-de-leite, claro.
"Entre 15h e 16h, 231.605 pessoas enviaram as declarações pelo site",

escrevemos na capa. Cadê o artigo?

 A indicação de horas vem obrigatoriamente acompanhada do pequenino. Assim: Entre as 15h e as 16h, 231.605 pessoas enviaram as declarações pelo site.
 dicas    português    erramos    indicação  de  horas    artigo 
A Região Sul está congelada. Em São Joaquim, lá em Santa Catarina, a temperatura quase encostou no zero. O frio virou notícia, claro. Repórteres, batendo o queixo, não pisaram só a neve. Pisaram a língua. "A temperatura chegou a 0,2 graus", disse um deles. Bobeou. O nome concorda com o número que vem antes da vírgula. Assim: A temperatura chegou a 0,2 grau.
  dicas    português    concordância    0  grau    grau 

Leitor pergunta

Entrega em domicílio ou a domicílio? Como devo grafar a palavra reestruturação, com hífen ou sem hífen? O novo acordo diz que, se a letra final do prefixo e a inicial do segundo elemento forem iguais, devemos usar o hífen. Mas essa palavra sempre é escrita sem o hífen. E daí? (Dávia Regina)
Dávia, você entrega em casa, em hospitais, em escolas, em lojas. Domicílio não foge à regra. Entregue em domícílio sim, senhora.
O hífen é castigo da Deus. A reforma manda separar letras iguais (anti-imperialismo, super-região, contra-ataque). Mas há exceções. Co- e re- têm alergia ao tracinho. Com eles é tudo colado: coordenação, cooperar, reeleição, reestruturação
dicas    português    leitor  pergunta    domicílio    reforma  ortográfica    hífen    re    reelaboração    reeleição    co    cooperar