terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sobre a ELA



  Sobre a ela

   A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença caracterizada pela:  Neurodegeneração, isto é,   pela contínua morte de neurônios motores – os responsáveis  pela transmissão de impulsos nervosos que possibilitam aos músculos executarem movimentos voluntários

   Sua evolução causa progressiva fraqueza, dificuldade de realizar movimentos
e atrofia muscular que num período variável, de dois a cinco anos, na maioria
dos casos, leva o paciente ao óbito.

     A ELA age tanto sobre o primeiro neurônio motor (superior – parte córtex cerebral e do tronco encefálico) quanto no segundo neurônio motor (inferior – parte da medula espinhal em direção aos músculos).


   O termo Esclerose Lateral Amiotrófica se origina das próprias características da doença. Esclerose refere-se ao endurecimento e cicatrização da porção lateral da medula espinhal, proveniente da degeneração,dos neurônios motores superiores. A atrofia dos músculos decorrentes da morte dos neurônios motores inferiores é indicada pela palavra Amiotrófica.

   Há bastante controversa sobre a incidência real de ELA entre populações não caucasianas. A média de idade de início da doença parece estar mais perto dos 60 anos em diversos estudos, além disso a incidência em homens só é 30% maior que em mulheres.

   Além da fraqueza muscular, a ELA provoca cãibras, espasmos, reflexos exaltados e, em casos mais avançados, dificuldade para falar, engolir e respirar. Contudo, a patologia não afeta as faculdades mentais e psíquicas, nem a visão, audição, tato, olfato, paladar, tampouco as funções sexual, intestinal e vesical.



O que é Esclerose Lateral Amiotrófica

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos por ela atingidos, seja pacientes, familiares, amigos ou cuidadores.O nome se refere ao aparecimento de lesões cicatriciais (ESCLEROSE) que envolvem a porção lateral da medula espinhal e levam a atrofia muscular (AMIOTRÓFICA).


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial