segunda-feira, 4 de julho de 2011

Homenagem a Itamar Franco

REFRESCANDO A MEMÓRIA

Veja de maneira simples a história de um “dragão”
chamado inflação
       
          
        Com a construção de Brasília começou a inflação no Brasil.O que é inflação? É a desvalorização da moeda, do dinheiro. Na década de 60,70 e 80 o dragão começou a andar cada dia mais depressa. “No domingo você comprava o leite por x, na segunda-feira quando voltava na padaria o leite já era x + 1.”
        Quando Sarney assumiu a Presidência em 1985, no lugar do Tancredo que havia falecido, as maquininhas de remarcar preços eram só tic...tic...tic....sem parar. Sarney quis derrubar a inflação com o Plano Cruzado, congelou os preços. É o mesmo que frear até o fundo, um carro a 240 Km por hora, ele capota. Não deu outra, as mercadorias sumiram das prateleiras. Os que ganhavam com a inflação boicotaram o Plano. Dilson Funaro – Ministro da fazenda com toda sua experiência e honradez não dera conta de domar o Dragão.
        Sai Sarney e entra Collor de Melo – o fanfarrão. Desta vez eleito para acabar com os marajás. Em sua fanfarronice decreta a morte do tigre com um tiro só. Quem não se lembra da Ministra Zélia Cardoso de Melo que confiscou a poupança do povo, congelou o dinheiro nas contas correntes das pessoas físicas e das empresas. Jamais houve trombadinha maior que esta na Economia Brasileira. Deus nos livre e guarde dos afoitos.Collor ficou dois anos. Retirado do poder por um Impeachment, entra Itamar Franco seu vice, em dois anos, o novo Presidente faz o Plano Real, que é este que você conhece. Implantado durante um ano. Foi trocando a moeda devagar através da URV (Unidade Real de Valor). Sucesso total. Itamar Franco também lançou a volta do Fusca, o que obrigou as montadoras a fabricarem carros populares mais baratos para que mais gente pudesse ter carro.

       Grande nacionalista, honrado, pavio curto e briguento. É daqueles políticos que não se fazem mais. Você vai fazer falta, moço!


Joana D’arc Gontijo
Presidente da
Associação de Professores Públicos de Minas Gerais



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial